Sede RJ:  Tel: +55 21 3489-6651   comercial@3aengenharia.com

End.: Av. Teixeira de Castro, 149 - Bonsucesso     Rio de Janeiro      |     RJ      |     Brasil

3A ENGENHARIA © 2008 - 2019.

Representações técnicas e comerciais atendendo em todo Brasil - Email: contato@3aengenharia.com.br

São Paulo/SP (11) 5199-0898 - Curitiba/PR (41) 3797-9810 - Brasília/DF (61) 4042-7220 - Campo Grande/MS (67) 4042-8001 - Manaus/AM (92) 3042-0677 - Recife/PE (81)40428909

Arquitetura & Urbanismo

A 3A Engenharia atua em todas as fases de desenvolvimento de seu empreendimento, desde a fase de levantamentos e concepção inicial, estudos preliminares, projeto legal e anteprojeto até o projetos executivo e detalhamentos para execução.

Solicite um orçamento deixando uma mensagem abaixo.

Levantamento / visita ao Local

Visita prévia ao local da obra, para reconhecimento do terreno e entorno. Nesta fase, serão levantadas as dimensões de construções existentes que venham a ser aproveitadas (obras de ampliações e reformas), fazendo a primeira planta que servirá de base para todo o estudo.

 

Estudo preliminar

Elaboração das primeiras plantas do futuro projeto. Dependendo do tamanho do que se deseja edificar, ela pode ser mais ou menos complexa. Pode existir a necessidade de se fazer mais de uma opção para o mesmo local, cabendo ao cliente escolher a que mais lhe agrade. Em alguns casos, projetos como estrutura e fundação, dentre outros, também são concebidos nesta etapa, auxiliando decisões posteriores de custos e prazos.

Projeto legal

Aqui o projeto começa a se definir. São elaboradas plantas, cortes e fachadas de todo o projeto, com áreas, dimensão das esquadrias, níveis e diversas informações que servirão para o pedido de licença da obra junto à prefeitura local.

 

Anteprojeto

São elaboradas as plantas que serão enviadas ao projetistas complementares (calculistas, instaladores e outros), para elaboração de seus projetos. Aqui são elaborados os anteprojetos de todas as especialidades para análise na etapa seguinte.

 

Projeto executivo

Agora serão analisados todos os projetos e feita a compatibilização, na qual são verificadas todas as possíveis interferências entre arquitetura, estrutura e instalações.

Detalhamento

Esta é uma etapa muito importante, mas muitas vezes esquecida. São feitas plantas ou cadernos com desenhos indicando como serão executados os acabamentos. É ele que evita grande parte dos problemas nas obras civis. Todos os detalhes deverão estar referenciados nas plantas do Projeto Executivo.

É a existência ou não de alguns desses itens que normalmente faz um projeto ficar mais barato ou mais caro. Por isso, antes de contratar um projetista, pergunte sempre a seu arquiteto o que está incluído no escopo.

Além do trabalho do arquiteto, na realização de todo projeto, deve-se avaliar a necessidade da contratação de outros profissionais especializados, como topógrafos, calculistas e engenheiros eletricistas, engenheiros mecânicos dentre outros, que serão responsáveis pela elaboração dos projetos das especialidades. 

DÚVIDAS FREQUENTES

1) Quero construir, como devo começar?

A primeira coisa que o cliente deve fazer é o projeto de arquitetura, que definirá as características técnicas do empreendimento, a aparência interna, o visual externo, a organização dos ambientes, que deve sempre buscar a praticidade, a beleza e o conforto dos que irão ocupar a edificação. Com base no projeto de arquitetura é que serão elaborados os projetos complementares de estrutura, fundações, instalações elétricas, instalações hidráulicas, instalações de esgoto, circuito de câmeras de TV, instalações de comunicações (TV a cabo, telefonia e internet), dentre outros que podem ser necessários ao escopo do empreendimento, mas que só poderão ser definidos após a finalização do projeto de arquitetura.

2) Posso contratar o projeto de arquitetura com a 3A?

Sim. A 3A ENGENHARIA atende a necessidade do cliente em todos os momentos da vida útil de seu empreendimento, desde a concepção inicial, definição de escopo, memorial de arquitetura, elaboração do projeto executivo de arquitetura e projetos complementares, estudos de engenharia para manutenção em instalações, reforços estruturais, inspeções técnicas, vistorias técnicas, laudos de autovistoria e demais serviços de engenharia. A 3A ENGENHARIA possui profissionais com experiência em todas as áreas da construção civil.

3) O que são projetos complementares?

São os projetos que completam a arquitetura, contêm as informações necessárias para que o projeto arquitetônico possa ser concretizado em uma obra, ou seja, definem qual a estrutura necessária para suportar a obra, quais devem ser as tubulações necessárias para que a rede de água e esgoto funcione de maneira eficiente, onde se localizarão as luminárias, tomadas, interruptores, quadros elétricos e quais cabos e disjuntores devem ser utilizados para que a rede elétrica funcione de forma segura e satisfatória, etc. Enfim, todas as informações necessárias para a construção da obra. Os projetos poderão ou não vir acompanhados das listas de materiais, cronograma e orçamento para a execução da obra, dependendo da forma de contratação efetuada.

4) Já contratei um arquiteto, já posso contratar os projetos complementares?

A contratação pode ser feita a título de reservar o serviço, porém os projetos complementares só poderão iniciar depois que o cliente estiver com o projeto de arquitetura finalizado, aprovado pelo cliente, pois um projeto incompleto ou em fase de desenvolvimento não traz todas as informações necessárias para a definição dos demais projetos.

5) Já estou com o projeto arquitetônico final. Posso iniciar a obra?

Não é aconselhável e seguro iniciar uma obra sem ter os projetos complementares em mãos, pois dessa forma a construção será executada com base em suposições quanto ao tamanho das peças de concreto ou quanto à quantidade de ferro a colocar em determinada peça estrutural, ou ainda qual tubulação utilizar para alimentar as peças de banheiros, por exemplo, e levantar uma edificação sem ter certeza se a estrutura ficará de pé, se o chuveiro terá pressão de água suficiente ou se a rede elétrica irá atender ao funcionamento e rotinas do empreendimento. Acima de tudo, é um risco desnecessário, além de causar desconforto no uso da habitação com problemas logo após a finalização da obra, gerando necessidade de adaptações para que o todo funcione perfeitamente. Além do que, sempre é recomendado dar entrada nos trâmites legais de aprovação do projeto na prefeitura da cidade local da obra.

6) Como garantir que minha obra será executada conforme os projetos?

Para isso, não basta confiar no serviço do pedreiro conhecido ou somente no mestre-de-obras mesmo que muito experiente. O mais indicado é que se tenha na obra a presença, ou, no mínimo, a fiscalização de um profissional responsável pela execução da obra, que poderá ser um engenheiro ou arquiteto experiente, que fará a condução dos trabalhos garantindo que cada item do projeto e cada etapa dos serviços sigam, rigorosamente, os detalhes contidos nos projetos.

7) Quem elabora os projetos fica responsável pela execução da obra?

Não. A responsabilidade pelos projetos é independente da responsabilidade pela execução da obra. O profissional que elabora os projetos é responsável por garantir que os cálculos estejam corretos, que os desenhos e detalhes estejam claros e entendíveis e que o projeto se adeque às necessidades da obra e às normas vigentes. Além disso, que todo o conjunto esteja compatibilizado, como as interferências de uma disciplina na outra, por exemplo, o cruzamento de tubulações e a passagem destas pelas paredes, vigas e colunas sejam analisadas e definidas antes da fase de execução da obra. Já o profissional responsável pela execução tem que garantir que o imóvel seja construído seguindo as informações contidas nos projetos e que os serviços dos pedreiros, carpinteiros, armadores, encanadores, eletricistas, dentre outros, sejam executados conforme especificado nas plantas e seguindo o padrão de qualidade que se exige para a obra.

8) A 3A pode ser contratada para esse acompanhamento?

Sim. A 3A ENGENHARIA possui equipe técnica especializada, arquitetos, engenheiros e técnicos experimentados e aptos para realizar o acompanhamento e a fiscalização de obras de construção e reformas. Possuímos metodologia eficiente e bem definida, com modelos de documentos próprios que foram desenvolvidos ao longo dos anos de experiência em obras de diversos portes que executamos, fiscalizamos e gerenciamos.

9) O que é ART e RRT?

ART é a Anotação de Responsabilidade Técnica que registra o serviço prestado pelos engenheiros junto ao CREA – Conselho de Engenharia e Agronomia. RRT é o Registro de Responsabilidade Técnica que registra os serviços prestados pelos Arquitetos junto ao CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Ambos possuem função de definir quem é o profissional responsável por determinado serviço e possuem valor de contrato entre as partes, definindo algumas cláusulas básicas como preço acertado, prazo previsto para o trabalho, endereço do local, nome das partes envolvidas. Normalmente é necessário complementar estas informações por meio da formalização de um contrato firmado entre as partes, que possuirá cláusulas complementares para definir outros aspectos envolvidos, de acordo com a complexidade do serviço.

10) O profissional contratado deve fornecer ART/RRT?

Sim. A empresa ou o profissional técnico contratado, no caso o arquiteto ou escritório de arquitetura deve fornecer a RRT do projeto arquitetônico, o engenheiro calculista deve fornecer a ART do projeto estrutural, o engenheiro responsável pela obra deve fornecer a ART de execução. O responsável por cada projeto deve fornecer ART/RRT por tais projetos e assim em todos os casos de serviços técnicos profissionais de engenharia e arquitetura.

11) A ART/RRT tem custo. Quem deve pagar esse valor?

Isso deverá ser acertado no momento da contratação. Cada profissional trabalha de forma diferente, tanto o preço da ART/RRT pode ser pago pelo profissional quanto pelo cliente, isso deve ser definido entre as partes. No caso da 3A ENGENHAROA, o valor da ART já faz parte do valor dos contratos, os seja, a ART é entregue ao cliente já quitada.

12) Como são entregues os projetos?

Os projetos são fornecidos ao cliente impressos em papel sulfite no tamanho adequado para uma boa visualização dos desenhos (uma cópia de cada planta) e também é fornecida uma cópia digital em CD com os arquivos das plantas em formato DWG, que é o formato utilizados em programas de desenho CAD e em PDF, formato visualizado por computadores de uso doméstico.

Please reload

whatsapp-3A.png